Durante a realização de uma coleta de dados, em 2012, sobre a história de um colégio protestante norte-americano no interior do estado de São Paulo, foi localizado nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) um trabalho inédito, porém inconcluso, de digitalização do jornal Gazeta de Piracicaba, desde a sua fundação, em 1882, até, aproximadamente, os anos iniciais da primeira década do século XX, ainda sem divulgação pública. Com acesso a esse conjunto de fontes documentais armazenado em CD-ROM, o grupo de pesquisa coordenado por Cesar Romero A. Vieira, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/Unimep), decidiu organizar um inventário de fontes com as notícias que circulavam sobre essa instituição, o Colégio Piracicabano¹, nas páginas desse periódico local. De posse do conjunto de CDs, metodologicamente armazenamos os dados em arquivos de computador, a fim de melhor organizá-los, para posteriormente serem classificados e descritos em suporte informatizado. Dois projetos de pesquisa de iniciação científica² deram início a essa organização, com a finalidade de subsidiar as investigações circunscritas ao plano de trabalho do grupo de pesquisa (GP) que ali se originava.

  O trabalho de coleta foi alargado com a aprovação do projeto de pesquisa Educação escolar no município de Piracicaba no início da Primeira República (1890-1910), pelo FAP/Unimep³, em 2016, e com a entrada de novos integrantes no GP⁴, ampliando de forma significativa o nível de colaboração científica e a partilha de novos conhecimentos teórico-metodológicos entre seus membros. Isso resultou em um maior interesse pela temática sobre a escolarização no município de Piracicaba, e o novo foco da coleta de dados passou a ser o processo de institucionalização e expansão da instrução pública e particular no município, com a utilização do jornal Gazeta de Piracicaba como fonte histórica.

  No decorrer da pesquisa, notamos que algumas unidades dos arquivos dos CDs estavam corrompidas, o que nos levou a ir ao arquivo físico do IHGP, a fim de tentar corrigir as lacunas, para não comprometer as análises historiográficas que estavam em andamento. A partir de 2016, a coleta de dados na hemeroteca do IHGP foi realizada pela pesquisadora Carolina Martin, a qual também assumiu a tarefa de ordenação e catalogação dos documentos. Com a ida quase que diária ao IHGP, Martin estabeleceu uma boa relação com a diretoria e presidência da instituição, tornando-se sócia e, em seguida, diretora do acervo após a mudança de sede⁵, ocorrida em 2018⁶. Isso proporcionou maior acesso aos documentos que eram essenciais para as investigações dos integrantes do GP.

  Olhar para a Gazeta de Piracicaba como fonte histórica, no período circunscrito por nossas pesquisas, revelou uma riqueza de temas para além de nossas expectativas, pois registra um contexto de grandes transformações políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais que o Brasil atravessava na transição do Império para a República. O objetivo de fazer este inventário foi, em um primeiro momento, facilitar o acesso a informações para pesquisadores do campo da História da Educação, que pesquisam sobre a ação do município de Piracicaba na área educacional⁷. Todavia, diante da complexidade e riqueza do material — a Gazeta de Piracicaba traz, em relação à educação, discussões locais, regionais, nacionais e internacionais —, decidimos coletar e organizar todas as informações que pudessem revelar mais a fundo as representações do jornal sobre o tipo de educação que se delineava naquele período e, assim, disponibilizar o material ao público em geral, para contribuir com pesquisas que abarcam esse recorte temporal. A organização dos dados inicia-se em junho de 1882, data de fundação do jornal, e vai até maio de 1903, perfazendo, assim, duas décadas de levantamento de dados, porque cremos que é nesse ínterim que ocorreram os maiores embates na esfera social para a compreensão da expansão educativa no município de Piracicaba.

  A coleta de informação, ordenação, classificação e descrição seguiu seu curso, mesmo após a conclusão dos projetos de pesquisa⁸ que vinham sendo desenvolvidos no interior do grupo de pesquisa, pois constatamos que as possibilidades de investigações nessa fonte ainda não estavam esgotadas, o que nos levou a acrescentar, constantemente, informações ao inventário. De acordo com Silva e Petry (2011), a tarefa constante e quase repetitiva de manusear, descrever e registrar as informações com rigor e precisão dá contornos à informação que será socializada, ou seja, apesar de todo o regramento, a subjetividade sempre estará presente nesse tipo de trabalho.

  Com a aprovação, em 2022, do Projeto de Pesquisa A ação do município na modernização educativa: Piracicaba no início da Primeira República (1890-1910) (2022-2025, financiado pelo CNPq - Processo 423288/2021-0), o GP reuniu condições concretas para finalizar o inventário das fontes documentais, no afã de atingir um objetivo perseguido há mais de uma década, e trazer a lume esta publicação virtual. Com este novo projeto, pesquisadores⁹ de outras instituições foram incorporados ao grupo, como também foi ampliado o nível de colaboração com outros investigadores do campo da História da Educação, interessados na relação entre municípios e educação¹⁰.

  A escolha do formato de divulgação dos resultados em meio digital, em forma de site, que também poderá ser acessado por um link na seção Publicações/Outras Publicações no site do IHGP (ihgp.org.br/outras-publicacoes), permite maior difusão e acesso a um grande volume de dados. Além de possibilitar o entrelaçamento e buscas de informações entre este site e o site do IHGP, trazendo à lume parte da riqueza do acervo arquivístico¹¹ deste Instituto.

  Veja como citar


¹ O Colégio Piracicabano foi fundado em 1881, no município de Piracicaba, pela missionária metodista Martha Hite Watts.

² O projeto de iniciação científica Arquivos, memórias e representações de um colégio americano no interior paulista, foi desenvolvido em duas partes: a primeira, conduzida por Rafael Henrique da Silva Cordeiro (2013); e a segunda, por Silvana Meirielle Cardoso (2015). Ambos bolsistas Fapic/Unimep/CNPq.

³ FAP — Fundo de Apoio à Pesquisa (vigência 2016 a 2018).

⁴ Ana Clara Bortoleto Nery (Unesp/Marília), Thiago Borges de Aguiar (Unimep) e Tony Honorato (UEL).

⁵ O IHGP se mudou da Rua do Rosário, 781/Centro, para a Rua Professor José Martins de Toledo, 109/Jaraguá, em Piracicaba/SP.

⁶ No período de março de 2018 a junho de 2020, teve como principais responsabilidades organizar o acervo em seções e receber e orientar pesquisadores.

⁷ Até o final do primeiro decênio de 1900, o município de Piracicaba se destacou, no cenário educacional paulista, pela quantidade e diversidade de instituições de ensino, em comparação com outros importantes municípios paulistas (Cf. VIEIRA; NERY; MARTIN, 2023; MARTIN; VIEIRA; HONORATO, 2024).

A ação do município na educação: Piracicaba no início da Primeira República (1889-1910) financiado pelo FAP/Unimep (vigência 2019-2021). E Carolina Martin defendeu a tese de doutorado A expansão da educação escolar no município de Piracicaba/SP (1880-1910): protagonismo da câmara municipal, governo provincial/estadual, iniciativa privada e particulares em 2020, tendo como uma das fontes de pesquisa o material que estava sendo coletado.

⁹ Citamos aqui a entrada dos professores pesquisadores Peri Mesquida (PUC/PR), Claudia da Silva Santana (Unimep) e Reginaldo Leandro Plácido (IFC) e de bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

¹⁰ Durante o desenvolvimento do projeto A ação do município na modernização educativa, foram estabelecidos contatos com os professores Justino Magalhães (Universidade de Lisboa) e Wenceslau Gonçalves Neto (Uniube e UFU), que colaboraram em importantes etapas da pesquisa, contribuindo para uma maior visibilidade do GP.

¹¹ O acervo físico do IHGP contém em sua hemeroteca, principalmente, periódicos locais, muitos desde o início de sua existência, com destaque para a Gazeta de Piracicaba, de 1882, e o Jornal de Piracicaba, de 1900; todos os periódicos estão organizados por tipo e data. Os livros estão agrupados de acordo com diferentes temáticas, a saber: história de Piracicaba, personagens piracicabanos, história da cidade de São Paulo, história do estado de São Paulo, história do Brasil e história de municípios do estado de São Paulo. As revistas foram agrupadas por tipo: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, Revista do Instituto Histórico de São Paulo, Revista do Arquivo Municipal de São Paulo, Revista de História, Revista Genealógica Brasileira, Revista Genealógica Latina e revistas da área de Geografia.

Referências

MARTIN, C. A expansão da educação escolar no município de Piracicaba/SP (1880-1910): protagonismo da câmara municipal, governo provincial/estadual, iniciativa privada e particulares. 2020. 301 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2020. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10594886. Acesso em: 18 jun. 2024.

MARTIN, C.; VIEIRA, C. R. A.; HONORATO, T. O estado de São Paulo e seus municípios no desenvolvimento da instrução pública: o caso de Piracicaba (1880-1910). Revista Brasileira de História da Educação, [s. l.], v. 24, 2024, p. 1-28. DOI: http://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e321. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/70181. Acesso em: 16 nov. 2024.

SILVA, V. L. G. da; PETRY, M. G. A aventura de inventariar: uma experiência no Museu da Escola Catarinense. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 11, n. 1 (25), p. 19-41, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38505/20036. Acesso em: 09 jun. 2024.

VIEIRA, C. R. A.; NERY, A. C. B.; MARTIN, C. O papel central do Governo municipal de Piracicaba na constituição de uma rede escolar local (1890-1910). In: CARVALHO, C. H. de; GONÇALVES NETO, W. (org.). O município e a educação no Brasil republicano. Jundiaí: Paco, 2023, p. 53-75.